Teste Ergométrico: o que é, preparo, indicações e como funciona

O teste ergométrico é um tipo de teste utilizado para avaliar o desempenho físico de um indivíduo em uma série de tarefas específicas. Neste post, você vai aprender mais sobre o teste, incluindo como é realizado, as indicações, e como funciona.

Talvez você já tenha realizado ou esteja em busca de informação justamente porque está prestes a realizar um teste ergométrico pela primeira vez. Primeiramente, é importante dizer que o teste ergométrico  é um exame que avalia a capacidade funcional de um indivíduo, logo, trata-se de um método de avaliação do estado físico e funcional do indivíduo.

Durante o teste ergométrico a performance do indivíduo é avaliada diante de algumas situações que simulam o esforço físico em diferentes intensidades, o que permite a identificação de  alterações no estado de saúde do paciente submetido ao exame.

O objetivo do teste ergométrico é avaliar a capacidade funcional do indivíduo, mediante a realização de um conjunto de atividades de movimento que são executadas durante uma sessão de teste. Associado a outros exames, esse teste é utilizado para avaliar a saúde cardiovascular do paciente e medir a reação do coração do paciente mediante o esforço físico.

Para o que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico, também chamado teste do esforço, avalia o funcionamento do coração durante o esforço físico. Ele é recomendado em uma série de casos, como suspeita de alterações ou doenças no coração, investigação de dores no peito, medição da pressão arterial durante o esforço, até a avaliação da saúde cardiovascular durante a realização de atividade física.

Leia também: Laudos médicos a distância por telemedicina

Como funciona o teste ergométrico?

O teste ergométrico é um teste que avalia a capacidade de trabalho do corpo humano, especificamente a força muscular e a resistência cardiovascular. O exame é realizado com bicicleta ergométrica, que é dotada de um computador que registra dados como a velocidade, a força, o esforço gerado, pressão arterial e batimentos cardíacos.

O teste ergométrico é um procedimento que ajuda a diagnosticar a condição de saúde dos colaboradores. É um exame que auxilia no diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trabalho. Também pode ser usado para prevenir doenças e lesões.

Como me preparar para um teste ergométrico?

Não é necessária uma preparação extensa para o teste ergométrico, contudo há alguns cuidados que você precisa ter antes da realização do seu teste. Saiba quais são eles:

  • Não faça nenhum esforço físico 24 horas antes do seu teste
  • Durma bem na noite anterior ao seu exame
  • Não vá para o teste ergométrico em jejum. Se alimente com alimentos leves e até duas horas antes do seu exame.
  • Vista uma roupa confortável e vá de tênis. Não é necessário roupa de ginástica, no entanto a roupa precisa ser de tecido leve e adequada para permitir a movimentação do corpo.
  • Se fizer o uso de algum medicamento, informe ao médico antes de começar o exame. 
  • Não fumar duas horas antes.

Laudos cardiológicos a distância é com a ClickLaudos. Clique aqui e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.