O futuro da telemedicina

Expansão, Inteligência Artificial e Metaverso: o que podemos esperar da telemedicina nos próximos anos?

A telemedicina é um dos setores mais promissores e inovadores de saúde. Com o uso da tecnologia para fornecer cuidados médicos a pacientes em qualquer lugar do mundo, o acesso à saúde pode ser garantido até mesmo em áreas remotas ou até mesmo ampliado. 

Graças à telemedicina, o paciente pode ser atendido remotamente de uma sala de hospital, consultório ou até mesmo da casa dele. Basta se conectar pela internet com o profissional de saúde via plataforma ou aplicativo específico para esse fim.

Mas a telemedicina não é utilizada apenas para a realização de teleconsultas. Os mesmos recursos que possibilitam o paciente acessar o médico remotamente também permitem ao médico avaliar e laudar exames online à distância. Clique aqui e saiba mais sobre o serviço de laudos a distância da ClickLaudos. 

Em resumo, a telemedicina é um campo em crescimento que pode ter um grande impacto na saúde e bem-estar da humanidade. Com este artigo vamos discutir a relação entre a telemedicina e a saúde, e porque ela pode ser um dos avanços mais importantes na medicina moderna. Boa leitura!

Por que investir em telemedicina é essencial?

O mundo está em constante evolução e a medicina está se transformando junto com ele. Com o advento da tecnologia, a medicina está se tornando mais precisa e acessível. Esta mudança é particularmente relevante no contexto da telemedicina, que permite que pessoas sejam tratadas por médicos de outros lugares, facilitando, por exemplo, o acesso a especialistas e equipes multidisciplinares. 

O que podemos esperar do futuro da telemedicina?

O futuro da telemedicina está diretamente ligado ao desenvolvimento de tecnologias de ponta e outras soluções que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, é necessário que sejam adotadas tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento que permitam maior acesso à telemedicina, tanto para atendimento médicos quanto para pacientes.

Uma das apostas para o futuro da telemedicina é a criação de centros de diagnóstico a distância, que possam ser utilizados por qualquer tipo de paciente com o auxílio presencial ou remoto. A possibilidade que esse centro possa ser acessado a qualquer hora do dia ou da noite, o que é uma vantagem para os pacientes e pode contribuir para uma total mudança de paradigma no que diz respeito à medicina diagnóstica e assistencial.

Leia também: Laudos médicos a distância na telemedicina

Outra aposta para o segmento é a adoção permanente da telemedicina por parte do Sistema Único de Saúde, o SUS. Durante a pandemia de Covid-19 essa possibilidade se tornou realidade e a telemedicina auxiliou diariamente as equipes de saúde que precisavam utilizar esse recurso para manter a assistência e o acompanhamento de pacientes Brasil afora. 

Metaverso e telemedicina: Como o metaverso vai impactar a saúde?

O metaverso vai impactar a área da saúde ao proporcionar um leque de opções de acesso a informações e ao possibilitar a criação de espaços virtuais para que pessoas possam tirar dúvidas com profissionais de saúde, praticar atividades físicas e (por quê não?) se consultar com o médico no ciberespaço. 

Como a telemedicina é uma área médica que utiliza tecnologias de comunicação de dados a distância e de visão remota para oferecer cuidados clínicos médicos a pacientes em qualquer lugar do mundo, é esperado que o metaverso ajude a potencializar os benefícios dos serviços de telemedicina como:

  • Gestão de Saúde populacional a distância;
  • Melhoria da qualidade da assistência médica;
  • Redução dos gastos com saúde;
  • Eliminação de distâncias e das desigualdades regionais;
  • Redução do tempo de espera do paciente;
  • Combate à informações incorretas ou sem fontes credíveis na saúde (fake news);
  • Devolução do protagonismo ao paciente sobre a sua própria saúde.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.